Resíduo x Rejeito: Você sabe a diferença?



Muito se fala sobre lixo, resíduos e rejeitos, mas você sabe a diferença entre eles?


LIXO

Primeiro vamos falar sobre lixo. Lixo é tudo aquilo que você usou uma ou algumas vezes e depois se tornou obsoleto e descartável para você. Segundo dados do Panorama de Resíduos Sólidos do Brasil, o brasileiro gera, em média, 380 kg de lixo por ano!


RESÍDUO

No meio de todo esse lixo, existem os chamados RESÍDUOS.

Resíduo é algo que você pode reutilizar, reaproveitar ou reciclar (3R's). É tudo aquilo que ainda possui valor econômico e pode gerar empregos e renda para inúmeras pessoas. São exemplos de resíduos: plásticos, papel, papelão, metal, vidro, lixo orgânico, etc.


REJEITOS

Já os rejeitos são uma classe de resíduos que não podem mais ser reaproveitados ou ainda não existem tecnologias para uma melhor destinação, pois já se esgotaram todas as possibilidades de reaproveitamento. Por isso, os rejeitos são levados até aterros sanitários ou incinerados.


O objetivo é que exista um maior aproveitamento e reciclagem de resíduos e menor produção de rejeitos, para que se diminuam os impactos negativos ao meio ambiente. A QAmbiental prioriza e incentiva projetos em que a política dos 3R's seja aplicada, contribuindo assim para uma sociedade mais consciente.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo