Como gerar menos resíduos na minha empresa?



A geração de resíduos em uma empresa é inevitável. Mas existem muitas formas de transformar o resíduo gerado em algo que possa ser reutilizado, diminuindo assim, espaço de armazenamento e custos com destinação.


A Política dos 5R’s é uma das estratégias mais utilizadas atualmente para reduzir a geração de resíduos, sendo baseada nos seguintes conceitos: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. Além dela, podemos citar a Gestão de Resíduos, que aborda práticas ambientalmente corretas de manejo e destinação final de resíduos. Juntas, ambas as medidas contribuem de forma eficaz no desenvolvimento sustentável da sua empresa.


Sabendo disso, nós da QAmbiental separamos algumas dicas que irão ajudar você e sua empresa e reduzir custos, minimizar riscos e, consequentemente, aumentar o lucro de sua empresa. Confira:


1. Redução de Resíduos na fonte geradora: Essa prática pode ser realizada através de modificações no processo ou utilização de máquinas e equipamentos mais eficientes.


2. Reutilização de produtos: Produtos e materiais defeituosos muitas vezes podem ser reaproveitados no processo produtivo, diminuindo impactos ambientais.


3. Consumo e reaproveitamento de embalagens: a dica aqui é reduzir o consumo de embalagens para evitar desperdícios. Muitas vezes isso pode ser feito comprando matérias-primas e materiais em embalagens maiores. Além disso, sempre que possível, busque reaproveitar embalagens para qualquer que seja a atividade ou função dentro da sua empresa. Opte também por comprar matérias-primas de fornecedores que possuam um sistema de logística reversa de embalagens.


E aí, gostou dessas dicas?

Nos acompanhe nas redes sociais para mais dicas como essa!

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo