Conheça as vantagens de implantar um PGRS




Todo mundo já ouviu falar em reciclagem e em como ela é importante em vários aspectos. Mas há quem ainda pense que a gestão de resíduos em uma empresa é uma perda de tempo e dinheiro. Afinal, é muito mais fácil jogar tudo no lixo e deixar para lá.


Porém, nesse texto apresentamos para você as várias vantagens que a implantação do Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) pode oferecer.


1 - REDUÇÃO DE CUSTOS

Um dos objetivos da gestão de resíduos através do PGRS é diagnosticar pontos no processo onde há geração excessiva de resíduos, propondo-se medidas de redução e destinação adequada dos mesmos. O que ocorre, muitas vezes, é a mistura de resíduos de valor comercial com rejeitos, aumentando os custos de destinação.



2 - ORGANIZAÇÃO

Outro aspecto importante do PGRS é a determinação do melhor local para armazenamento, tipo de coletores adequados e a periodicidade de coleta dos resíduos. Sabendo disso, pode haver maior organização, limpeza e liberação de espaço



3 - REDUÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS

Cada um dos tipos de resíduos possui uma classificação de toxicidade ao meio ambiente e também um tempo estimado de degradação. Para se ter uma ideia, o plástico pode demorar até 500 anos para se decompor! Por isso a grande importância do PGRS.

Ao realizar a destinação correta dos resíduos, principalmente àqueles que podem ser reaproveitados, a empresa contribui para a preservação da qualidade das águas, qualidade do solo, preservação da fauna e flora, diminuição de efeito estufa, entre inúmeras outras.



4 - MELHORIA DA IMAGEM DA EMPRESA

A implantação do PGRS aumenta a credibilidade da empresa e melhora sua imagem, se destacando para clientes, fornecedores, parceiros e também para a sociedade.



5 - ADEQUAÇÃO PERANTE A LEI

Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o PGRS é um instrumento obrigatório para todas empresas geradoras de resíduos. O cumprimento da lei reduz o risco de advertências e multas, além de poder facilitar o acesso a créditos bancários.



6 - CAPACITAÇÃO DE COLABORADORES

Por fim, mas não menos importante, a implantação do PGRS está sempre alinhada a treinamento e capacitação de todos os colaboradores da empresa. Com uma equipe mais consciente e orientada, podem ocorrer menos riscos de acidentes ambientais, além de cada um criar dentro de si uma consciência ecológica, que pode ser aplicada tanto na empresa, como em suas ações fora dela.



Agora não restam mais dúvidas do quão importante é a implantação do PGRS na sua empresa. E você, está esperando o que para começar?


Entre em contato com a QAmbiental e conheça mais sobre gestão de resíduos.




2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo